Deve ter um tempão que eu li em algum lugar - mais vago impossível! hahaha - sobre a responsabilidade que devemos ter a respeito da quantidade de dados colocados na internet. Quando eu falo em dados, obviamente falo de informações pessoais como nome completo, telefone, e-mail, endereço, fotos... Mas também me refiro ao número sem fim de redes sociais e ferramentas online.
Isso é algo que vem fazendo mais sentido pra mim a cada dia que passa. Quando comecei na internet, eu não fazia uma seleção rigorosa - não fazia seleção nenhuma kkkk - do que compartilhava, postava... Não cheguei ao ponto de me arrepender porque muito disso consegui, ou espero ter conseguido, apagar.
Mas por que esse assunto? Porque eu estava aqui tentando concluir um curso de tecnologia (programação, principalmente) e me lembrei da F. me dizendo pra eu ter o cuidado de não corromper meus valores. É verdade que comecei a seleção bem animada. Aprendi um mundo de coisas novas e foi BOM DEMAIS! Porém, ao longo das formações, o gás diminuiu. Pra citar um motivo: a quantidade de perfis em redes e ferramentas que eu precisei criar. Figma, Trello, Github, Vercel... Essas foram as indicações de sites nos quais eu precisava ter conta pra utilizar. Se eu for colocar aqui as dicas de sites de *produtividade*, a lista vai crescer bastante...
E eu entendo a utilidade de todos, mas me pergunto principalmente: isso é pra mim? É isso que eu quero? É possível ter controle sobre tanta informação?
Venho questionando meu papel no mundo há muitos anos. De certa forma, deixei minha marca digital em várias pessoas e sei a diferença que fiz. E eu gosto do mundo virtual! Amo minhas amigas queridas, as que eu fiz por meio dos blogs, com quem posso trocar figurinhas e leituras. Mas até que ponto estar dentro de tudo é importante, sabe? Eu também gosto de criar coisas concretas, adoro escrever no papel, mandar bilhetes, cartas, presentes pelos correios. O mundo real é bom, às vezes. rsrs Então estou procurando selecionar um pouco, escolher o que vale pra mim agora.
Por isso hoje desisti do programa. Talvez eu me arrependa? Provavelmente HAHAHAHA Mas também acredito que tudo tem seu tempo e sinto que esse não é o meu. Esse ano decidi ouvir meu coração. Espero que ele me leve pra bons lugares. rsrsrsrsrs